Nosso Somelier

HUMBERTO CANDEIAS CAVALCANTI

(31) 984553891
humbertocandeias.mg@gmail.com
Belo Horizonte – MG

FORMAÇÃO

Engenheiro Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa em 1982
M.Sc em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa em 1993 Área de Concentração: Manejo de Bacias Hidrográficas.
Mestre Alambiqueiro pelo Cana Brasil em 2014.
Curso de Elaboração de Blends pelo Cana Brasil em 2014.
Curso Básico de Mestre Cachacier pelo Cana Brasil em 2015.
Curso: Produção de Cachaças de Qualidade pela Escola de Bart Enders Pro Drinks em 2017.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COM CACHAÇA

1991 – Projeto e implantação da estrutura de produção das cachaças Velha Aroeira e Aroeirinha em Porto Firme - MG
1991 a 2016 – Gerenciamento e assistência técnica em todas as etapas de produção das cachaças Velha Aroeira e Aroeirinha em Porto Firme – MG.
2015 a 2018 – Mestre Cachacier e consultor técnico da Cachaça Zeca de Matos em Eugenópolis - MG, sendo responsável por todas as etapas de produção, desde o plantio e condução do canavial, implantação e gerenciamento da fábrica, elaboração de blends, armazenamento e envelhecimento.
2015 a 2022 – Membro da CAF/AMPAQ, atualmente transformada em CAQ/ANPAQ, que é o grupo de análise sensorial, responsável pela avaliação e julgamento de cachaças para a obtenção do selo de qualidade ANPAQ (Associação Nacional dos Produtores e integrantes da Cadeia Produtiva e de Valor da Cachaça de Alambique).
2016 a 2019 – Consultor técnico da Laranjeira Produções, empresa do artista Saulo Laranjeira em projeto de elaboração de blends para a concepção das Cachaças FULÔ DA LARANJEIRA, ARRUMAÇÃO e JOÃO PLENÁRIO
2016 e 2017 – Palestrante dos 2º e 3º Encontro dos Mestres Cachacier, organizados pelo Cana Brasil com o seguinte tema: REPOSIÇÃO FLORESTAL E O PLANTIO DE ESPÉCIES NATIVAS USADAS NA TANOARIA PARA O ARMAZENAMENTO E O ENVELHECIMENTO DE CACHAÇA DE ALAMBIQUE
2017 – Elaborador do Manual de Boas Práticas de Fabricação da Cachaça Gesteira de Barra Longa – MG.
2017 – Elaborador do Manual de Boas Práticas de Fabricação da Cachaça Zeca de Matos de Eugenópolis – MG.
2017 – Aprovado na função de instrutor do SENAR-MG para ministrar o curso de Trabalhador na Produção de Cachaça
2018 – Instrutor do curso de fabricação de cachaça para os técnicos do SENAR do Rio Grande do Norte.
2018 – Aprovado na função de instrutor do SENAR-MG para ministrar o curso de Análise Sensorial e Classificação da Cachaça
2020 a 2024 – Projetista e consultor técnico para implantação de fábrica e de toda sua linha de produção armazenamento, envelhecimento, elaboração de blends e envase da cachaça PURI no município de Fervedouro – Mg.
2021 – Criador do SELO DE ENVELHECIMENTO SUSTENTÁVEL para a cachaça do Brasil.
2022 – Palestrante no Sétimo Encontro dos Cachaceiros organizado pelo Cana Brasil no município de Itaverava – MG, com o seguinte tema: SELO DE ENVELHECIMENTO SUSTENTÁVEL para a cachaça do Brasil

PREMIAÇÕES

CACHAÇA VELHA AROEIRA

1º lugar no Concurso Mineiro de Cachaça realizado pela AMPAQ – 1993
1º lugar no Concurso Mineiro de Cachaça realizado pela AMPAQ – 1995
2º lugar no Ranking da Playboy por duas vezes
Medalha de Prata no Concurso Internacional de Bruxelas – 2014

CACHAÇA AROEIRINHA

Única cachaça entre 10 analisadas, aprovada no teste do INMETRO realizado pelo programa Fantástico da Rede Globo de Televisão.
5º lugar no Ranking da Playboy.
2º lugar no Concurso da UNESP de Araraquara em 2014.

Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente, Sustentabilidade & Amor à Natureza

Em 22 de fevereiro de 2022, Humberto Candeias Cavalcanti recebeu na categoria “Destaque Especial” o Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente, Sustentabilidade & Amor à Natureza em sua décima segunda edição. Esse prêmio é coordenado pelo renomado jornalista e ambientalista Hiram Firmino através da Revista Ecológico. O motivo dessa premiação foi pela criação e desenvolvimento do Selo de Envelhecimento Sustentável da Cachaça do Brasil. Após uma análise criteriosa, o produtor de cachaça que comprovar a reposição florestal das árvores utilizadas para o armazenamento e envelhecimento de cachaça em tonéis de madeira recebe o direito de utilizar esse selo em suas embalagens para informar ao consumidor que aquela cachaça é produzida repondo à natureza o que utilizou.

A cachaça Puri é produzida tendo como princípio fundamental, a adoção das técnicas tradicionais de fabricação, armazenamento e envelhecimento da genuína cachaça mineira.

2024 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Interminas

Você tem mais de 18 anos?